segunda-feira, 18 de junho de 2012

Feliz dia do químico!!!

Oi galera, hoje é um dia especial! Primeiramente, hoje é aniversário da minha cunhada querida: Manuela, um beijo pra ela, muitas felicidades, muita paz, muita luz, amor, sucesso e tudo de bom, pois ela merece [mesmo]. E hoje é também dia do químico! Como eu sou uma [futura] química, não ia deixar passar em branco aqui no blog, né?!
Bom, só pra relembrar, devo dizer que sem os estudos da química, as coisas não teriam dado muito certo, sabe?! A química é uma ciência que estuda a matéria e todo seu processo de formação, reações, propriedades e muitas outras coisas! Ela é considerada a ciência central, já que é o elo de ligação entre a física e as ciências naturais como a geologia, a biologia, etc. Os estudos desta ciência diva podem se dividir em: química inorgânica, química orgânica, química analítica, química física e biofísica, bioquímica, química nuclear... Ai! São vários ramos que tratam de como os compostos químicos interagem com organismo vivo, de reações químicas, dos fenômenos materiais e energéticos que aparecem no nível do núcleo dos átomos. Mas, antes que eu me inspire e me empolgue, vamos deixar esse papo um pouco de lado! Vou deixar aqui pra vocês algumas experiências legais que podem ser feitas em casa mesmo, ok?!

Experimento nº 1: Enchendo um balão a partir da reação de vinagre com bicarbonato de sódio.

Materiais e/ou reagentes:
recipiente redondo (que caiba a "boca" do balão)
balão
vinagre (5 mL)
bicarbonato de sódio (1 colher de sopa)

No recipiente coloque o bicarbonato de sódio e em seguida, adicione o vinagre. Encaixe a "boca" do balão no recipiente e espere a reação entre o bicarbonato e o vinagre acontecer. Durante a reação ocorre um desprendimento de gás carbônico que irá encher o balão. Abaixo está a reação química ocorrida durante este experimento:


HCO3- (aq)
+
H+(aq)
®
H2(l)
+
CO2(g)
bicarbonatoácidoáguagás carbônico

Experimento nº 2: Cromatografia em papel.
A cromatografia é um processo físico-químico de separação, utilizando esta técnica, será possível separar os componentes que compõem um determinada cor de um lápis hidrocor.

Materiais e/ou reagentes:
copo
papel de filtro
álcool
lápis hidrocor de diversas cores

Corte o papel filtro em várias tiras. Com o hidrocor, pinte em uma das extremidades do papel e coloque-o em um copo com o álcool, mas não deixe encostar, é só pra ficar bem próximo. Observe por alguns minutos. O álcool é absorvido gradativamente pelo papel, devido às diferenças de solubilidade dos componentes do hidrocor, é possível vê-los à medida que sobem e mancham o papel.


E aí, animados para a brincadeira?! Bom, outro dia posto outras experiências legais que podem ser feitas também em casa, beleza?
Por hoje é só, 
beijo, beijo, beijo
Até a próxima! 


Um comentário:

  1. OI querida vim conhecer seu cantinho e amei e ja estou te seguindo sou BU 2043 e também te convido para conhecer o meu cantinhocaso ainda não conheça e participe também do meu sorteio com a big artes, bjinhos

    ResponderExcluir

Por favor não utilize palavrões ou palavras ofensivas, obrigada por seu comentário, ele é muito importante ^^.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...